Marcelo Henrique Pereira - Oficial Academia Tijuquense de Letras

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Acadêmicos > Academicos
Marcelo Henrique Pereira
Marcelo Henrique Pereira nasceu em 16 de junho de 1969, em São Sebastião do Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil e, em idade infantil, se transferiu para Santa Catarina. Filho de Maria Botticelli Pereira, de Florianópolis (SC) e Leopoldo Olavo Erig, de São Sebastião do Caí (RS), tem atuação profissional em São Sebastião do Rio Tijucas Grande (SC), no ensino universitário (Univali) e na Advocacia.
É bacharel em Direito (UFSC), com especialização em Administração e Auditoria (UDESC) e mestrado em Ciência Jurídica (Univali), tendo cursado seu doutorado no exterior, na República Argentina, junto à Universidade Católica de Santa Fé.

Advogado militante desde 1994, perito ambiental, atua, desde 1989, no Tribunal de Contas de Santa Catarina, sendo auditor fiscal de controle externo.

Está cursando Administração Pública (UFSC) e atuou e atua como professor universitário na Univali, na Faculdade Estácio de Sá, na Faculdade Anhanguera, no Instituto Federal de Santa Catarina e no Instituto de Consultoria e Pós-Graduação de Santa Catarina.

Começou a escrever poesia em 1982, com 13 anos de idade, no Instituto Estadual de Educação e um de seus poemas (“Ponto de Interrogação”) foi premiado e incluso na Coletânea de Poesias (1982), daquela instituição de ensino. Também se destacou em crônicas, sendo que uma delas foi premiada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Santa Catarina (OAB-SC), intitulada “Naquela Manhã”, inclusa no livro “Crônicas de Advogados” (2001).

Atou no cenário artístico-cultural como compositor, cantor, assistente de regência, regente de canto coral e escritor e diretor de peças teatrais, desde a juventude. Foi membro do coral do Instituto Estadual de Educação, Coro Pró-Música e Associação Coral de Florianópolis. É co-fundador do Núcleo Espírita de Artes, em Florianópolis, e do Coral Harmonia, em São José (SC).

Foi radialista, repórter e redator e editor de periódicos, jornais e revistas, com artigos publicados na imprensa leiga e especializada. Tem artigos publicados em diversos sites e blogs, jurídicos e filosóficos. Seus trabalhos, inclusive, foram fontes de referência para diversas produções acadêmicas (monografias e dissertações. Nas Universidades, foi professor orientador e membro de bancas de defesa de monografias e dissertações, de inúmeros acadêmicos universitários, em cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu.

Na área jurídica, escreveu com o colega e acadêmico da OATL, Celso Leal da Veiga Jr, o livro “Comentários ao Estatuto do Idoso” (2006), publicado pela conceituada editora LTr, além de ter produzido inúmeros artigos e capítulos em revistas e compêndios de eventos na área do Direito.

Conferencista e Palestrante, apresentou trabalhos em diversas cidades brasileiras e no exterior. É co-autor de “Alteridade: A diferença que soma” (2005 “Túnel de Relacionamentos” (2007), livro voltado para a educação de crianças, adolescentes e jovens, Está escrevendo “Música, Contexto & Mensagem” e “Direito e Espiritualidade”.

É casado com Júlia Cristiane Schultz Pereira e tem dois filhos, a jovem Krishna e o menino Lucca.
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal