Ivone Zanella Cordeiro - Oficial Academia Tijuquense de Letras

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Membros Honorários
Ivone Zanella Cordeiro
Ivone Zanella Cordeiro  é natural de Machadinho/RS. Veio com seus pais para SC ainda bebê. Após ter morado em Tangará, Ibiam, Joaçaba, passou a residir em Campos Novos, desde 1980. Casou com Sebastião Luiz Fagundes Cordeiro, com quem tem dois filhos: Eduardo e Cristiana. Tem uma netinha de 5 anos e, no ventre de Cristiana, um bebezinho com 8 semanas.

Sua vida profissional iniciou muito cedo. Para tanto, saiu de casa com autorização dos pais, aos dez anos de idade, para estudar. Fez os cursos fundamental e médio e aos 16 anos começou a trabalhar com carteira assinada. Estudou o curso Normal que capacita para o magistério e concomitantemente fez o Curso Técnico de Contabilidade.

Concluiu o Curso de Letras, licenciatura plena, na Universidade de Passo Fundo/RS. Estudou até a 5ª fase do Curso de Direito, na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), em Joaçaba/SC.

Aprovada no concurso para o Magistério Público Estadual, foi professora na escola estadual Colégio Gustavo Richard (hoje Paulo Blasi) e na escola particular Colégio Técnico de Contabilidade João Batista Scalabrini  concomitantemente, onde ministrava aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental e ensino médio.

Posteriormente, após concurso para A Caixa Econômica Federal,  deixou o magistério, para trabalhar na CEF, tendo exercido o cargo de Gerente.

Atualmente, está aposentada e tem como ocupação escrever e pintar telas. Como artista plástica, fez exposições na Caixa Econômica Federal de Campos Novos e de Joaçaba e na Galeria Correa. Pintou mais de 200 telas,  a maioria já vendidas.

Prefaciou o livro CAMPONOVENSES II  dos escritores Derly Souza em coautoria com a escritora Lôise Albuquerque  E Cordi. Publicou, em 2014, o livro: LITERARTE – Nas linhas e entrelinhas da imaginação.
Publicou em julho/2017 seu segundo livro: SER & VENCER.

Está escrevendo um terceiro livro, obra que levará certo tempo para ser concluída e continua trabalhando na simbiose de suas duas paixões: escrever e pintar.
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal