Benjamim Heidemann - Oficial Academia Tijuquense de Letras

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Acadêmicos > Academicos
Benjamim Heidemann
Benjamim Heidemann nasceu em 15/09/43, em Santo Antônio do Rio Corujas, Braço do Norte, SC. É Filho do agricultor Gabriel Heidemann e Margarida Dirksen Heidemann.  
Foi seminarista franciscano em Rodeio (SC), Rio Negro (PR) e Agudos (S. Paulo), onde concluiu o 2º grau. Cursou Letras pela UFSC e começou a lecionar e o fez por 40 anos, até se aposentar aos 65 anos. Na mesma década cursou ainda Teologia para leigos na UFSC e Medicina Veterinária na UDESC de Lages.
Na década de 80 ingressou no SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), fez Especialização em Medicina e Segurança do Trabalho pela FAPEU da UFSC, quando ingressou no Ministério do Trabalho, em São João Batista.
A partir de 2000, já em Tijucas, organiza material para publicação, em 3Volumes com o título: Literatura de Santa Catarina – Síntese Didática: Vol. 1. Estilos de Época e Gêneros Literários; vol. 2. Os Regionalismos Literários Catarinenses e vol. 3. O Regionalismo Literário Alemão.
A biblioteca, em casa, foi mais enriquecida com centenas de livros de autores catarinenses, poliglotas e bilíngues: inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, Agregando ainda os Regionalismos açoriano, serrano-gaúcho. Tudo isso inserido em nossa história, Geografia e Cosmologia.
Acadêmico Efetivo da Oficial Academia Tijuquense de Letras, tendo como patrono João da Cruz e Sousa, socializa seus conhecimentos de forma gratuita, com palestras nas áreas de literatura, etnias, imigração, filosofia e religião.
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal