Academia Estudantil - Oficial Academia Tijuquense de Letras

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Academia Estutantil
A Oficial Academia Tijuquense de Letras, nesse dia 05 de setembro de 2017, procedeu à investidura de 40 Estudantes para a Academia Estudantil de Letras. Foram selecionados através de concurso literário que teve como tema a cidade de Tijucas SC. Participaram 118 alunos  das escolas municipais estaduais e particulares. Os novos Acadêmicos permanecerão no quadro da Academia Estudantil de Letras até a idade completa de 16 anos. Agora seus trabalhos literários participantes do concurso serão transformados em livro, onde também constará a história completa da Academia Estudantil e suas edições.

Criada em 2009 pelos escritores Tonni Lima e Odon Luiz da Luz, presidente fundador e o confrade da Oficial Academia Tijuquense de Letras, a Academia estudantil de Letras vem preencher uma lacuna a muito almejada por jovens que precisavam de um caminho para expressar seu talento na literatura. O ingresso dos mesmos nas cadeiras da Academia estudantil exige idade mínima de 12 anos. Ao completarem 16 anos,  novos jovens talentos da literatura ocuparão as vagas abertas, constituindo assim uma nova edição.

Durante o cerimonial de posse dos novos acadêmicos estudantis foram homenageados, In Memoriam, como patrono da Academia estudantil o jovem Bruno Pereira da Silva, filho de Taciana Pereira da Silva e Marco Antonio da Silva, e patronesse das cadeiras da Academia Estudantil a jovem Laís Helena Machado, que foi membro e primeira presidente da Academia Estudantil de Letras, filha de Jonas Machado e Sheila Dias.

O Presidente da OATL, Tonni Lima agradeceu a presença de  todos, a parceria com a administração municipal, através das Secretarias de Educação e Cultura, parabenizou os estudantes, pais e educadores e ressaltou a importância e responsabilidade que os novos acadêmicos estudantis teriam a partir daquele momento, quando os mesmos receberão capacitação através de oficinas literárias com professores específicos,e pelos próprios escritores da OATL, e participarão de reuniões periódicas, aprimorando suas participações enquanto acadêmicos. A secretária municipal de Educação, Neide Maria Reis e a coordenadora da Academia Estudantil Tijuquense de Letras, Sandra Regina Pereira também se pronunciaram. E em nome dos acadêmicos empossados o novo acadêmico estudantil Thiago Reinert fez uso da palavra com um texto emotivo e de incentivo aos companheiros das letras.

Os novos acadêmicos receberam os certificados e foram investidos pelos acadêmicos da OATL.
A cerimônia teve as participações especiais da cantora e professora Carla Leite que interpretou o Hino Nacional Brasileiro, do Clube de Desbravadores Pérolas do Vale que ciceroneou os novos acadêmicos Estudantis e da cerimonialista, a jornalista Karina Peixoto. Creditos de fotografia, Larissa  Souza.


Aconteceu dia 23 de Março a primeira oficina sobre Gêneros Literários da OATL/CET. O evento contou com a presença dos Acadêmicos Estudantis e diretoria da OATL. Sendo administrados pelas Professoras Veridiana e Sandra, com a presença da Acadêmica da Academia de Letras de Itapema a Escritora Ofélia Baldam.



Sarau de posse de novos membros da Academia Estudantil de Letras e lançamento de livros dos Acadêmicos estudantis, com biografias de seus respectivos Patronos. Oevento teve a participaçao do conserto de violinos com o Musico Luciano Costa e a Escritora Estudantil e musicista Amabyli Muraro. Seguidos pelos recitais dos Escritores convidados. Em agosto de 2013, no Instituto Matilde Bayer.


Em 24 de setembro de 2012, A Oficial Academia Tijuquense de Letras, Academia Estudantil de Letras e Casa do Escritor de Tijucas, organizaram o primeiro Evento Poemas em Arvores na Cidade de Tijucas.



Dia 19 de maio de 2010, reuniram-se a Secretária Municipal de Educação de Tijucas, sra. Marcia Mauricio e os diretores da Oficial Academia Tijuquense de Letras, Tonni Lima e Odon Luiz da Luz, para os tramites internos e formação da Academia Estudantil de Letras que abrangerá 24 escolas do municipio, entre elas as do estado e particulares, formando assim parceria entre ambas entidades.



A Academia de Letras de Tijucas comemorou em grande estilo, em abril, o inicio de suas Atividades para  o ano de 2010 Com o Lançamento do selo comemorativo aos 150 anos do municipio e, o selo comemorativo ao centenario de nascimento da escritora Celina Vieira Peixoto, Patronesse de uma das cadeiras da OATL. Quando foi entregue os selos ao Prefeito municipal Elmis Mannrich, familiares da homenageada e, na foto acima, o Presidente da OATL Tonni Lima entregando o Selo de 150 do municipio de Tijucas ao Presidente do Legislativo Municipal. Exmo Vereador Sr. Edson Souza. Presentes ao evento autoridades municipais,  representantes do legislativo e,  representantes da Industria e  Comercio bem como do  publico literário. Foram apresentadas imagens em videos sob forma de documentario do municipio e sobre a vida da escritora homenageada. Após o evento a Secretaria Municipal ofereceu coquetel aos convidados.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal